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Paulo Sampaio

Herdeira do grupo Savoy, a milionária Andressa Salomone quer ser fashion

Paulo Sampaio

30/03/2017 13h54

Disposta a brilhar no mundo fashion, a milionária Andressa Salomone investiu pesado em paetês. A primeira coleção de sua grife, La Dolce Vita, lançada em setembro, tem jaqueta, calça e até moletom bordado com lantejoulas. E pedrarias. Muito criativa, ela reproduziu a própria boca nos moletons. "É coisa que ninguém fez no Brasil", diz sua assessora de imprensa, Samantha Simon. Com certeza. Andressa, que preza pela espontaneidade, contratou uma assessoria de imprensa para evitar que ela fale com a imprensa.

A empresária Andressa Salomone (Foto: Paulo Sampaio)

Cafona, não

Há até pouco tempo, a estilista fazia declarações como: "Minha meta é ser uma Costanza Pascolato", ou "Lá fora, sempre, sempre compro Hervé Leger, Lanvin e Chanel, que é minha number one", e a mais imprudente: "(Me chamarem de) cafona acaba comigo". Sério? Não havia ninguém para conter seus impulsos, apenas uma advogada do pai, que não teve muito sucesso. Andressa é filha do empresário Hugo Salomone, do ramo imobiliário, dono do grupo Savoy. Espécie de latifundiário urbano, Salomone possui tantos "hectares" de prédios comerciais na cidade (estima-se algo em torno dos 180 mil metros quadrados) que ficou conhecido como "dono de São Paulo". Muito sensato, o empresário tentou evitar que a filha enveredasse pelo mundo da moda. Fez de tudo para levá-la para o dos negócios, mas a vontade de Andressa, 25 anos, brilhou mais forte.

Minibolsa de Cipó

Loura, falante, luminosa, a estilista é a exuberância em forma de gente. Ela foi uma das principais atrações de ontem no Isabella Suplicy Easter Edition, uma "venda especial" de guloseimas e ítens decorativos de páscoa. Criado há dez anos, o evento oferece hoje peças de vestuário, cama, mesa, banho, acessórios e até joias. São 20 expositores. Três mil e cem pessoas passaram ali em um dia.  "Aqui você encontra tudo o que é diferente, inusitado. Um presente para sua sócia, para sua avó, para a professora de música, a de artes", explica Isabella, que se define como confeiteira. Caso você queira presentear sua professora de música, por exemplo, com uma minibolsa de cipó de R$1.650, é ali que deve procurar; um ovo de Páscoa de R$ 2.500 assinado pela própria Isabella Suplicy, também (mas ela informou no meio do dia que já tinha vendido os quatro disponíveis: agora, só no ano que vem)."Modéstia à parte, é uma obra de arte, um quadro", diz ela, olhando orgulhosa para os enormes ovos decorados. No meio da feira de luxo, uma rara oferta: a clutch de palha foi de R$ 480 para R$ 240. Motivo: a expressão "summer mood" bordada na frente. "A gente está saindo do verão", justifica a vendedora.

Moleton estampado com a boca de Andressa Salomone (Foto: Paulo Sampaio)

Chuva de Metalóides

O visitante roda, roda e cai sempre na barraca de Andressa. Pudera. Ali se encontra o que há de mais fashion. A estilista, ela mesma, está com uma jaqueta jeans bordada nas costas com adereços coloridos, calça toda trabalhada na "chuva de metalóides", brincos grandes, colar enorme e anelões design nos dedos; meia arrastão e sapato alto de material transparente, inclusive o salto. A cereja do bolo: uma tiara azul com flores da mesma cor e orelhas de coelhinho. Fofa. "Ela é uma menina que gosta do high e do low", explica Samantha Simon, que dá entrevista no lugar de Andressa, já que sua cliente "não é de falar com a imprensa". Samantha, por sua vez, se considera "super connected". "Outro dia, a Sophia Abrahão [starlet da Globo] estava usando essa peça (jaqueta de lantejoulas).  É o que há de mais exclusivo na marca. Sai em todos os editoriais de moda, no Instagram das revistas, as editoras adoram", afirma. A jaqueta custa R$ 4500. Veja bem: é uma peça Andressa Salomone. "Todo mundo usa a marca dela", garante a super connected Samantha Simon. Ah, é verdade: Andressa é comentarista de moda do programa de Amaury Jr. na Rede TV! Durante a Easter Edition, ela falou sobre a própria coleção para o quadro.

Isabella Suplicy e seu ovo de Páscoa de R$ 2.500: "Obra de arte" (Foto: Paulo Sampaio)

Quanta Gentileza

Previsivelmente, as marcas caras também disputam Andressa Salomone, tida como uma das maiores consumidoras de luxo do Brasil. Antes de ter assessoria de imprensa para editá-la, a estilista contou ao jornalista Alvaro Leme que a francesa Louis Vuitton promoveu uma "apresentação pocket" ("que normalmente eles fazem para 40 pessoas") só para ela, a irmã e a mãe. "Fiquei encantada com a gentileza." A Dior também foi muito gentil com Andressa. "Essa semana (em 2015) vou para o desfile cruise, da Dior, em Cannes. As pessoas começaram a me conhecer e me introduziram à marca, que antes não sabia que eu existia. Esse convite inclui a estadia e o transporte dentro da França. O custo de avião daqui para lá eu que tenho que bancar." Não pagaram a passagem? Ora Dior, francamente.

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Paulo Sampaio mudou-se para São Paulo aos 23 anos, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, nas revistas Elle, Veja, J.P e Poder. Durante os 15 anos em que trabalhou na Folha, tornou-se especialista em cobertura social, com a publicação de matérias de comportamento e entrevistas com artistas, políticos, celebridades, atletas e madames.