Topo

Paulo Sampaio

Primeiro shopping de reciclados do mundo vende roupas, móveis e eletrônicos

Paulo Sampaio

12/04/2017 04h00

Um shopping inteiro só de artigos reciclados ou sustentáveis.  O primeiro do mundo dedicado só a isso. Onde poderia ser? Múltipla escolha:

(  ) Brasil

(  ) Suécia

(  ) Russia

(  ) EUA

Claro, Suécia. Ali se vendem roupas, mobiliário, material de construção, de decoração, ferramentas, TVs, computadores, bicicletas, "tudo o que você pode encontrar em uma casa", diz ao blog Anna Bergstrom, 43, gerente do ReTuna Aterbruksgalleria.

 

Entrada do shopping (Foto: Divulgação)

O shopping tem 14 lojas e não é pouco, levando-se em conta que fica em uma cidadezinha de cerca de 65 mil habitantes chamada Eskilstuna, distante 100 km de Estocolmo.  Diferentemente do Brasil, onde há quem venda bolsas de R$ 40 mil usadas [como já foi noticiado neste espaço], na Suécia as pessoas doam itens em bom estado ou ainda em condição de serem restaurados.

"Os objetos vão para um galpão onde são separados e classificados de acordo com a categoria", explica Anna. "Uma instituição social se incumbe da recuperação e da distribuição desses ítens nas lojas, com base no modelo de negócio de cada uma."

Piso ecológico (Foto:Divulgação)

Segundo ela, a iniciativa de reciclar objetos usados já existe em toda a Suécia, "mas a municipalidade de Eskilstuna quis fazer algo a mais". Apesar de não ter contribuído para a construção do prédio nem do centro de reciclagem, a prefeitura deu cerca de R$ 2 milhões para ajudar na operacionalização do shopping. Cerca de 700 pessoas visitam o ReTuna Aterbruksgalleria diariamente. "Nossa ideia é mudar a forma como as pessoas costumam ir às compras. Não se trata de consumir menos, mas de otimizar o que já temos. Tudo o que se negocia no shopping é de uma maneira sustentável", diz Anna. O que o shopping disponibiliza de mercadoria "sem uso", como uma refeição no restaurante, é orgânico.

Restaurante orgânico (Foto: Divulgação)

Na verdade, a mentalidade dos habitantes de Eskilstuna em relação à sustentabilidade já é bastante evoluída, mesmo para os padrões suecos. Os ambientalistas que conceberam e gerenciam o shopping, Anna incluída, almejam transformar a cidade na mais preparada do país na gestão de resíduos.

Ela diz que em suas pesquisas não encontrou nada parecido com o ReTuna Aterbruksgalleria no mundo. "Estamos aguardando nosso primeiro seguidor. Eu sei que a reciclagem se tornou algo popular em muitos lugares do Planeta, e por isso mesmo acho que o resto da Suécia e do mundo fariam um grande bem a Mãe Natureza se criassem seu próprio ReTuna :-)."

 

 

 

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Paulo Sampaio mudou-se para São Paulo aos 23 anos, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, nas revistas Elle, Veja, J.P e Poder. Durante os 15 anos em que trabalhou na Folha, tornou-se especialista em cobertura social, com a publicação de matérias de comportamento e entrevistas com artistas, políticos, celebridades, atletas e madames.