Topo

Paulo Sampaio

Chef famosa de SP mostra dedo do meio contra Bolsonaro e gera rebu na elite

Paulo Sampaio

09/10/2018 05h00

A chef de cozinha Helena Rizzo, do estrelado restaurante Maní, em São Paulo, causou fúria em muitos de seus seguidores no aplicativo Instagram, ao postar no sábado uma foto em que aparece com sua equipe, mostrando o dedo do meio, acima das hashtags #elenão, #elenunca, #elejamais, #elenemfodendo, num gesto de repúdio ao candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, do PSL, que no dia 28 disputa o segundo turno da eleição com Fernando Haddad, do PT.

Alguns seguidores mostraram-se ofendidos, outros foram grosseiros nos comentários. Houve quem ameaçasse não pisar mais no restaurante, que em 2016 foi eleito pela prestigiosa revista inglesa Restaurant o 46º melhor do mundo. O menu degustação ali sai por R$ 430, ou, com harmonização de vinhos, R$ 730. "Eu ERA sua cliente", afirma um representante da Agenda Black, grupo fechado para troca de dicas que vão de manicure ao melhor lugar para se hospedar em Paris ou Gstaad, na Suíça.

Leia também: Eleitor gay de Bolsonaro considera a parada LGBT um "nojo"
Mulheres da elite de SP se reúnem em cabeleireiro para evento pró-Bolsonaro
"É sexy gritar contra o Lula", diz coordenadora do movimento Vem pra Rua
Candidata do Partido Novo vende botinha Louis Vuitton para bancar campanha

 

 

 

 

Apesar de ter recebido alguns comentários positivos, até com o emoji de "palmas" ("Helena, amo seu restaurante, sua cozinha, sua força"), a maioria reagiu negativamente. Os protestos foram de "Maní nunca mais", até  "vai ser difícil consertar essa cagada", além de ofensas pessoais, como "Picareta". Embora Helena não tenha citado seu voto no segundo turno — além do adversário de Bolsonaro, ela pode escolher branco ou anular -, houve quem associasse o gesto dela ao PT: "Vá pra Cuba ou Venezuela vender seu polvilho!"

 

 

Diante da repercussão, Helena decidiu postar uma nota de esclarecimento:

Houve quem reagisse ainda pior ao esclarecimento: "Absurdo total o post de antes, e piorou agora".

 

Procurada pelo blog, Helena Rizzo disse por intermédio de sua assessoria que não quer se manifestar.

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Paulo Sampaio mudou-se para São Paulo aos 23 anos, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, nas revistas Elle, Veja, J.P e Poder. Durante os 15 anos em que trabalhou na Folha, tornou-se especialista em cobertura social, com a publicação de matérias de comportamento e entrevistas com artistas, políticos, celebridades, atletas e madames.