Topo

Paulo Sampaio

"Já gastei toda a minha cota de uso do corpo", diz Sheila Mello

Paulo Sampaio

19/05/2018 04h00

André Lucas/UOL

Por fora, belo violão. Por dentro, diz Sheila Mello, "tô bem zoada".  "Já gastei toda a minha cota de uso do corpo", afirma. Desde que foi eleita a "nova loira do Tchan", em 1998, e entrou no grupo de pagode/axé no lugar de Carla Perez, Sheila não parou mais da dançar. "Durante os primeiros quatro anos, eu vivi em uma bolha de perfeição. Mesmo fazendo apresentações diárias, às vezes duas por dia, eu não sentia dor nenhuma no corpo. Fiz show até com o dedo do pé quebrado." Difícil  imaginar por trás daquelas coxas bem torneadas, de 59cm de perímetro, alguma articulação fora do lugar.  Porém, diz ela: "Faço fisioterapia direto".

Aos 39 anos, Sheila Mello não pretende parar tão cedo. Nem a dança, nem a fisioterapia.  No dia em que o blog a entrevistou, ela fez um intervalo no ensaio das coreografias que vai postar em seu novo canal no Youtube, o "Vem com a She", e falou de fama, preconceito, assédio, "A Fazenda", casamento, maternidade, física quântica e da influência de Madonna, Beyoncée, Rihanna e, claro, Anitta em seu trabalho. "Sempre tive consciência de que o sucesso e a fama são passageiros. Quem não tem, vira estatística. A gente precisa usar a fama a nosso favor", diz Sheila do Tchan, com um ligeiro sotaque coach.

Leia também: Ex-ajudante de palco de Silvio Santos diz que ele cantava todas e tinha bafo
Adele Fátima, ex de Julio Iglesias e bond girl brasileira
Stripper mais famosa dos anos 90, Malu Bailo diz que recusava convites para fazer programa

Alexandre Campbell/Folhapress

Eterno reencontro

Sheila não pode se queixar. Hoje à tarde, ainda por conta do "sucesso e da fama" alcançados 20 anos atrás, ela será uma das principais estrelas da Virada Cultural de São Paulo, em um espetáculo anunciado como o reencontro da loira com o Tchan. Não chega a ser uma efeméride. "Volta e meia nos chamam para um 'reencontro"', diz ela, sem muita empolgação.

A associação do nome de Sheila Mello com o grupo, ao que parece, deve durar pra sempre. Isso incomoda? "O Tchan foi um presente na minha vida", afirma. A resposta tem mais o tom de defesa do que de orgulho. "Quantas pessoas você conhece que ganharam uma música?", pergunta ela, para logo em seguida emendar: "Infelizmente, as pessoas são muito preconceituosas no Brasil. A crítica nunca considerou o Tchan como MPB. Não sei quais são os critérios dos intelectuais. Quando falam de música popular, não é aquela que atinge o povo?"

Vida além do Tchan

Em 2003, ela saiu do grupo para voltar a estudar. Fez inglês, teatro, educação física, bioenergética, mas não parou de dançar. Apenas queria construir uma vida além do Tchan. Talvez fosse tarde.  Já no curso de teatro "tinha uma porção de pseudointelectual que só queria ouvir o Chico Buarque, e aí, quando colocavam o Tchan numa festa, todo mundo sabia dançar".

Mais tarde, ao ser escalada para participar da novela "Ribeirão do Tempo", na TV Record, o produtor de elenco precisou reunir os atores para deixar claro que ele próprio a havia escolhido para o papel (de Vera Barroso). Não adiantou muito. Ela diz que sentiu desconforto mais de uma vez: "Tinha ator que se recusava a passar o texto comigo (ensaiar), dizendo que não tinha decorado as falas, e na hora da cena sabia tudo na ponta da língua."

André Lucas/UOL

Trabalhando a imagem

Sheila Mello ficou em evidência durante cinco anos, direto, basicamente rebolando dentro de microshorts e tops sumários, ao som de músicas de duplo significado e forte apelo erótico. Tornou-se símbolo sexual, posou quatro vezes nua para revistas masculinas e até hoje é conhecida por fazer o que ela chama de um "trabalho com a (própria) imagem". "Nunca me senti menos empoderada por isso", diz ela, usando o termo preferido das feministas surgidas na segunda década do milênio.

Abordo outro tema recorrente nas redes sociais: abuso sexual. Em meio à onda de denúncias feitas por mulheres do mundo todo, Sheila é um caso raro de sobrevivência incólume. "Nunca sofri assédio. Eu andava acompanhada de segurança 24 horas por dia, não tinha como chegar perto", diz. O segurança? "Era como um irmão!"

A mãe de Brenda

Por sorte, em 2010 a TV Record produziu o reality show "A Fazenda 2", no qual Sheila não pode entrar com o segurança. Assim, o nadador Fernando "Xuxa" Scherer conseguiu se aproximar dela, conquistar seu amor, e os dois foram felizes para sempre: "Eu saí antes do fim (da temporada), mas me sinto campeã porque conheci o Fernando. Nossa família nasceu diante do Brasil todo", orgulha-se ela.

O reality costuma ter muita audiência, mas ela sempre será mais lembrada pela sincronia de saracoteios que estabeleceu com sua parceira no Tchan, "a Sheila morena" (ou Carvalho). Na ocasião, falava-se de competição entre as duas, e prováveis brigas: "Isso é invenção dos tablóides", afirma ela. "A Sheila ficava na minha casa quando vinha a São Paulo."

E então Sheila Mello teve uma filha e deu um tempo de cinco anos na carreira para cuidar da menina. Brenda. Mas de novo confundiam a personagem com a artista. Houve quem achasse que a imagem de dançarina seminua não combinava com a maternidade. Sheila se ressente de ter ouvido ( "de pessoas esclarecidas") frases como: "Você me surpreendeu como mãe, eu não esperava." Indignada, ela diz: "Gente, eu nasci para ser mãe! Amo criança! Sou filha de pedagoga!"

Vogue e Rihanna

O blog pega o começo da continuação do ensaio. Em frente ao espelho, ela repete os passos que o coreógrafo Vinicius Nascimento, 28, criou. Tem flexão de perna, mãos na cabeça, giros e jogadas de cabelos. Ela explica: "É um pouco de Vogue (Madonna), hip hop, zouk (sua paixão), Beyoncée, Rihanna…esse caldeirão de informações vai colando na gente." Inclusive o funk, claro. Apesar de ter "trabalhado a imagem" em cima de um corpo perfeito, Sheila diz admirar muito Anitta — que, ao contrário, faz o marketing do close na celulite e vive dizendo "não estou nem aí se estou gorda ou magra"."Acho a música dela muito boa. Como a da Ivete", diz a loira do Tchan.

Por conta de sua própria experiência com a mídia, Sheila Mello afirma que prefere conhecer Anitta pessoalmente para ter uma opinião sobre ela. "Não levo em consideração esses estereótipos que a gente lê nos sites. Você tem de conhecer o que há por trás daquilo. Eu sei porque já passei por isso. Sabe física quântica? Eu não acredito em coisas que os olhos vêem. Ninguém sabe quantos quilos eu levantava com as pernas para manter as coxas grossas."

Será que Anitta e a física quântica ainda vão nos convencer de que o corpão de Sheila Mello não era tudo aquilo?

Serviço:

VIRADA CULTURAL DE SÃO PAULO

Palco "Consolação x rua Coronel Xavier de Toledo"

20 de maio – domingo – 16h

É o Tchan e Sheila Mello – "A Volta da Loira"

https://viradacultural2018.com/home/my-agenda

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Paulo Sampaio mudou-se para São Paulo aos 23 anos, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, nas revistas Elle, Veja, J.P e Poder. Durante os 15 anos em que trabalhou na Folha, tornou-se especialista em cobertura social, com a publicação de matérias de comportamento e entrevistas com artistas, políticos, celebridades, atletas e madames.