Topo

Paulo Sampaio

"A área está menos fedida", diz frequentadora da Sala São Paulo sobre a ação na Cracolândia

Paulo Sampaio

03/06/2017 08h00

Enquanto aguarda o começo do concerto com peças de Ibert, Ravel e Debussy na Sala São Paulo, a consultora de moda Maria Helena Almeida dá a sua opinião sobre o impacto da operação iniciada nas últimas semanas pelo governo do Estado para por fim ao tráfico na Cracolândia, que fica naquela vizinhança. Boa parte da população credita a  "limpeza da área" ao prefeito João Dória, que tomou para si os resultados da operação da Policia Civil  — e decretou o "fim da Cracolândia".

Opositores de Dória afirmam que ele  atropelou os programas sociais e tentou impingir a internação compulsória de usuários, criticada até por integrantes da prefeitura. A internação foi barrada pela Justiça, e os usuários acabaram se espalhando por diversos pontos da vizinhança.  Maria Helena integra a parcela dos paulistanos que achou o resultado (da intervenção divulgada por João Dória) "positivo":  "A área ficou mais limpa e, vamos falar o português claro, menos fedida. A impressão que dá é que a cidade está sendo cuidada." Em relação ao fato de os usuários e traficantes terem se deslocado para outros pontos da vizinhança, ela diz: "Ele (Doria) que se vire."

Ao lado dela, seu marido, o militar da reserva Roberto Thomé Gataz, 64, vai na mesma linha: "Tudo o que envolve limpeza é bem vindo." Uma das sugestões de Gataz para "impedir o aumento de desocupados" (e assim, segundo ele, evitar o tráfico e o consumo de drogas) é controlar o fluxo migratório no país. "Não sou contra a migração. Mas, se você deixa gente sem qualificação entrar na cidade, isso aqui vira terra de ninguém. Se o sujeito não tem parentes em São Paulo, nem qualificação, sai fora. Isso vale também para quem vem de outros países. Bolivianos, peruanos…"

O militar reformado Roberto Gataz e mulher, a consultora de moda Maria Helena Almeida: "Tudo o que envolve limpeza é bem vindo" (Foto: Paulo Sampaio/UOL)

Duas fileiras à frente, a arquiteta carioca Simone Villas Boas também se diz favorável à operação: "Melhorou muito, é só ver na televisão. Se o tráfico de drogas foi desmantelado, já é um grande avanço. Mesmo que de mil (usuários) tenha passado para 950, é um passo." Para o marido de Simone, Paulo Villas Boas, "é a primeira vez em 20 anos que alguém está tomando uma atitude". "Mas não se ganha o jogo de uma tacada só", acha.

As fonoaudiólogas Deli Navas e Renata Borges dizem que nunca chegaram tão rápido (à Sala São Paulo). "Tá dando até para tomar um vinhozinho antes do espetáculo, comer um lanche", diz Deli. "A princípio, sou contra a intervenção (da Prefeitura, relativa aos usuários). Mas pensa bem: se você tem uma filha lá (na Cracolândia), não vai querer interná-la? Outra coisa: aquelas pessoas (usuários) estavam tirando o direito de ir e vir de quem mora na região."

Para três senhoras na faixa dos 60 que preferem não se identificar, "o prefeito fez supercerto". Elas são da opinião de que "alguma coisa está sendo feita". "Pelo menos alguém está tentando. Ninguém pensa nas pessoas que moram nessa região. Eu vi na TV que eles precisam dormir com o ventilador ligado mesmo no inverno, por causa do mau cheiro", diz uma. "Puxa, é mesmo, não tinha pensado nisso",  raciocina a outra. "Onde foi que a gente perdeu o controle? Foi na gestão do (Fernando) Haddad?", pergunta-se a terceira.

Não à truculência

A consultora de moda Gloria Kalil está entre os ponderados: "O problema existe, é grave, mas não se resolve com truculência. Essas criaturas (usuários) são frágeis, andam como almas penadas pelas ruas. É preciso tratá-los." Gloria diz que em seu trajeto até a Sala São Paulo percebeu que a operação da Prefeitura (em relação aos usuários) serviu basicamente para pulverizá-los pela cidade. "Desde a Igreja da Consolação você vê grupos caminhando sem rumo, e percebe que o problema só foi transferido de um lugar para o outro."

A aposentada Susana Superbielle (à dir) e a amiga Yara Fleury (Foto: Paulo Sampaio)

A aposentada Susana Superbielle, que costuma ir de metrô aos concertos, e pega um táxi da estação até a sala, diz que "deveriam disponibilizar uma Kombi para nos trazer em segurança". Ela reconhece que a área está mais tranquila mas, assim como Gloria Kalil, afirma que a ação de João Dória na  Cracolândia só fez espalhar os usuários pelo entorno. "Boa parte migrou para a praça Princesa Isabel. No domingo, a sessão de teatro no Sesc Bom Retiro (na alameda Nothmann) foi cancelada. Eu sei porque meu neto de 11 anos, que participa do espetáculo, foi mandado para casa."

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Paulo Sampaio mudou-se para São Paulo aos 23 anos, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, nas revistas Elle, Veja, J.P e Poder. Durante os 15 anos em que trabalhou na Folha, tornou-se especialista em cobertura social, com a publicação de matérias de comportamento e entrevistas com artistas, políticos, celebridades, atletas e madames.