Topo

Paulo Sampaio

Entre fadas, transgressões e saias masculinas, frequentadores da SPFW fogem do pretinho básico

Paulo Sampaio

18/03/2017 04h01

O cantor Vênus Pop, 21 anos, gastou R$ 1.200 em um figurino feito com 'material holográfico', só para ir à Fashion Week. De acordo com a interpretação dele, o traje "mexe um pouco com o espacial, tem a ver com Vênus, mesmo, o planeta". Para muitos, como ele, o carnaval não tem data para acabar. "Me visto assim o tempo todo", diz Vênus Pop, que foi à SPFW acompanhado da drag-queen Natasha Vuitton, 27. Vuitton faz show em boate gay e anima festa de casamento. "Sempre ponho algo diferente. Lido muito com a ilusão".

* * *

Nico Freijo e sua calça "musical":  (Foto: Paulo Sampaio)

Feliz proprietário de uma calça com estampa de escala musical, o jornalista de moda argentino Nico Freijo explica que (a marca da calça) "é Jeremy Scott". A camisa aberta até o começo da barriga "é Comme des Garçons" (ele arrematou o look com um pingente chinês pendurado em uma grossa corrente dourada); e a bolsa estilo "capanga-necessaire" "Karl Lagerfeld".  Não são só as grifes famosas que dão segurança a Nico em um ambiente tão antenado. Ele tem credenciais: "Escrevo para a 'Caras Moda' argentina." Em seu país, Nico é considerado "um transgressor por natureza".

* * *

As blogueiras de moda Cris Sales e Amanda Coutinho: elas acreditam em fadas.  (Foto: Paulo Sampaio)

 

Assim como dezenas de frequentadoras da semana de moda, Cris Sales, 30, e Amanda Coutinho, 24, são blogueiras. Vieram de Campos de Goytacazes, no interior do Rio, com tudo pago por um shopping local. Campos, como se sabe, é a cidade do ex-governador fluminense Anthony Garotinho, cuja elegância dispensa comentários. "A gente procura deixar 'aflorescer' o lado exótico", diz Cris. "E puxa um pouco pro fashion", completa Amanda, em cuja camiseta se lê: "Do you believe in faires? (Você acredita em fadas?)" Elas dizem que sim.

* * *

Alguns parecem travar um divertido embate fashion com a passarela. O designer de joias paranaense Marco Melo, 38, assistiu ao desfile de João Pimenta dentro de uma saia plissada verde-esperança criada pelo próprio estilista: "Os homens deveriam parar com essa besteira de dizer que saia é coisa de mulher."

Marco Melo: saia masculina sem tabu (Foto: Paulo Sampaio)

* *  *

"Estou muito básico", afirma o stylist Ricardo Boni, 20, que veste minissaia preta de "pelo natural" e, na parte de cima, apenas a frente de uma camisa polo recortada. O cabelo é estilo black power descolorido. Boni, que é homossexual, diz que não faz muito sucesso entre os gays. "Toda bicha afeminada sofre com isso. Mas eu prefiro pagar o preço, e reverberar o meu estilo. Acho que vale à pena dar esse soco na cara da sociedade."

 

Ricardo Boni: look para "dar um soco na cara da sociedade" (Foto: Paulo Sampaio)

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Paulo Sampaio mudou-se para São Paulo aos 23 anos, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, nas revistas Elle, Veja, J.P e Poder. Durante os 15 anos em que trabalhou na Folha, tornou-se especialista em cobertura social, com a publicação de matérias de comportamento e entrevistas com artistas, políticos, celebridades, atletas e madames.