'São muitos casos, 8 escolas me procuraram', diz psicóloga do Bandeirantes
Oito escolas procuraram a psicoterapeuta Karina Okajima Fukumitsu, 47 anos, desde que ela começou a dar treinamento a orientadores, professores e funcionários do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, onde no mês passado dois adolescentes se mataram em menos de 15 dias. As oito instituições queriam contratá-la para desenvolver o mesmo trabalho. "São muitos casos. Nunca me chamaram tanto para dar palestras", espanta-se ela, que há 25 anos trabalha com prevenção e posvenção de suicídio.
Karina atribui muito de seu interesse pelo tema ao fato de ser filha de uma mulher que tentou se matar várias vezes: "Eu mesma evitei algumas", diz. A propósito, ela conta que eliminou a palavra "suicida" de seu vocabulário: "É estigmatizante, a pessoa (no caso de sobreviver) vai ser apontada o resto da vida. Vira referência." Karina afirma também que não se deve usar a expressão "cometer um suicídio" e nem, no caso de a morte se consumar, tratar o ato como um "suicídio bem sucedido". "Cometer é um verbo ligado a pecado ou a crime, e obviamente não se trata de nenhum dos dois. É sofrimento", diz. "E um suicídio nunca deve ser tratado como uma conquista."
Na entrevista abaixo, ela compara o impacto que o suicídio de um aluno provoca na escola a um tsunâmi. Diz que, antes de qualquer tentativa de "colocar em ordem" o ambiente, é preciso recolher os escombros. Acolher, orientar e também legitimar o ocorrido. "Reconhecer que existe um caos." Segundo Karina, a alternativa de associar o suicídio a questões religiosas ("Foi a vontade de Deus"; "Deus sabe o que faz"; "Deus resolveu que era a hora dele") é o pior caminho.
Blog – Você diz que, depois dos dois casos do Colégio Bandeirantes, já recebeu telefonemas de oito escolas procurando ajuda. Parece um número expressivo. O que tem causado essas mortes? Existe um componente geracional?
Karina – Também. O que eu observo nos adolescentes é uma grande desarmonia relacional. Eles se escondem no virtual, e se comunicam muito mal pessoalmente. Mas o suicídio é algo multifatorial. Os principais fatores são a ambivalência (a pessoa não quer morrer, ela só quer viver de outro jeito; ou não quer se matar, mas matar aquilo que provoca o sofrimento); impulsividade (quando existe pouca resistência à frustração, e uma necessidade imediata de "resolver" o problema); comunicação interdita (dificuldade de expressar a dor).
Blog – Existe alguma providência a tomar em termos físicos, na sala de aula, em relação ao lugar que o adolescente ocupava?
Karina – Isso é algo que os colegas de turma vão decidir, após o reconhecerem o caos e recolherem os escombros.
Blog – Qual a possibilidade de preservarem a cadeira vaga?
Karina – Vai depender de como eles vão olhar para a dor. Foi uma surpresa. O suicídio é sempre uma morte inesperada.
Blog – Até em casos de depressão?
Karina – Uma coisa não está necessariamente ligada à outra. Basicamente, uma pessoa que se suicida está querendo se comunicar e não consegue. Existe um pedido de socorro.
Blog – Alguns especialistas afirmam que a pessoa que se atira da janela costuma se arrepender segundos depois. Dizem isso por relatos dos sobreviventes.
Karina – Não é algo que se possa generalizar.
Blog – Quem se descontrolou mais com os casos do Bandeirantes, os pais ou os filhos?
Karina – Ambos. É como eu disse, o caos.
Blog – Qual a possibilidade de o "tsunami" deflagrar nos alunos e pais questões psicológicas que vão além do ocorrido, ou que não têm nenhuma relação com os suicídios. Existe o risco de uma catarse coletiva. Como lidar com isso?
Karina – A gente escuta, mas tenta minimizar esses impactos. E tira o foco do resto.
Blog – Houve outros casos de suicídio (tentativas) no colégio?
Karina – Não tenho essa informação. Mas sempre há. Em todo lugar.
Blog – Em algum momento você fará contato direto com os alunos?
Karina – Por enquanto, marcamos palestras com os pais. São quatro, em duas semanas. Em 20 minutos, as vagas foram preenchidas.
Blog – O que se pode fazer para prevenir contra o suicídio?
Karina – Tratar os eventuais transtornos psiquiátricos; reduzir o acesso aos métodos suicidas (arma de fogo, veneno, corda); tentar o máximo possível estimular a comunicação com o filho (no caso do adolescente). Existe um grande problema relacional.
Blog – E quais os próximos passos?
Karina – Eu estou elaborando um programa de posvenção com a escola. Terminada a fase de acolhimento e legitimação do caos, a gente vai cuidar das sequelas, ou das consequências do impacto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.