Topo

Paulo Sampaio

Acusado de matar mulher, Nahas tem júri adiado de novo, por decisão do STF

Paulo Sampaio

12/03/2018 16h10

Marcado para começar na próxima quarta-feira, o julgamento do empresário Sérgio Nahas, acusado de matar a mulher em 2002 com um tiro de pistola, foi adiado mais uma vez.

A decisão foi do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois de analisar um pedido de habeas corpus feito pela defesa. Procurada pela reportagem, a criminalista Dora Cavalcanti, que defende Sergio Nahas, disse que estava em reunião. O promotor Romeu Zanelli — que trabalhou no caso no início e retomaria agora — afirma que só deseja que o júri aconteça: "Tudo o que eu quero é encerrar o caso. Mas está difícil."  Ainda não há data marcada para o julgamento do mérito do habeas corpus.

Nahas teria puxado o gatilho quando sua mulher, a empresária Fernanda Orfali, descobriu a relação dele com travestis — de quem comprava cocaína. A bala ricocheteou na coluna vertebral da empresária e atingiu seu coração.  Ela tinha, então, 28 anos. Ele, 38.  Durante esses 16 anos, a defesa interpôs inúmeros recursos, a maioria inadmitidos por serem considerados protelatórios.

O júri de Nahas havia sido agendado primeiramente para os dias 8, 9 e 10 de novembro do ano passado. Na véspera do feriado de Finados, imediatamente antes do julgamento, a defesa encaminhou ao Tribunal de Justiça um parecer em que reforçava a argumentação de que a vítima sofria de depressão e por isso se matou. "Ela tem um histórico da doença, sempre frequentou psiquiatras", sustentava a advogada.

Familiares de Fernanda afirmam que ela nunca foi a um psiquiatra até se casar. "A Nanda era a pessoa mais alegre da casa, fazia brincadeira de tudo, carregava 18 batons na bolsa, não consigo nem imaginá-la tentando se matar", diz o irmão dela, Júlio Orfali. A mãe, Nadir, conta que o pai de Sérgio, José Nahas, "providenciou um psiquiatra para acompanhar o filho no período de abstinência, e outro para ajudar Fernanda a conviver com um marido viciado".  Segundo Nadir, o psiquiatra de sua filha era conhecido de José Nahas da igreja Ortodoxa e "encheu a Nanda de antidepressivos". Ainda se apresentou mais tarde como testemunha de defesa de Sérgio e depôs durante quatro horas, diz Julio.

Manobra protelatória

Ao receber o parecer encaminhado por Dora Cavalcanti em 1º de novembro, o promotor Fernando César Bolque — que estava com o caso na ocasião — achou que só poderia ser uma estratégia para adiar o julgamento. "O texto tem 53 laudas, dez documentos, e só me foi dado à ciência na quarta-feira às 17h30. Imagine ler e avaliar esse conteúdo a dois dias do juri", disse na época. Bolque se sentiu "surpreso com a atitude da defesa". "Achei estranho a advogada usar uma manobra protelatória, porque no mesmo dia ela deu uma entrevista para a TV afirmando que tinha todo interesse no julgamento, já que estava certa da inocência de seu cliente."

Cavalcanti afirmou que "os documentos foram juntados pela defesa rigorosamente dentro do prazo legal estipulado no artigo 479 do Código de Processo Penal".

O promotor contra-argumentou que o artigo 479 "deixa claro que não basta juntar os documentos, mas dar ciência à parte contrária". "A defesa teve 15 anos para fazê-lo, mas deixou para a véspera do júri. Por que será?", indagava-se Bolque.

Depois de uma acirrada discussão de Bolque com Cavalcanti, o juiz Luiz Felipe Vizoto Gomes determinou o adiamento do júri.  Segundo o promotor, "a defesa fez tudo para mostrar que quem queria protelar o júri era a acusação: só não entendi até agora que interesse eu teria nisso". Bolque afirma que, se Cavalcanti abrisse mão do parecer de 53 páginas, o julgamento poderia ter ocorrido naquela ocasião.

Dora Cavalcanti era sócia do ex-ministro Marcio Thomaz Bastos (1935-2014), primeiro criminalista a assumir o caso. Ultimamente, ela fundou com um grupo de advogados a ONG Innocence Project Brasil, que presta serviço a vítimas de erro judicial.

Leia tambémFazendeiro acusado de jogar mulher pela janela tem julgamento adiado pela sétima vez
Irmã de Mércia Nakashima: "Não consigo mais chorar quando alguém morre"
Político baiano é acusado de estuprar seis em bairro nobre de SP

Fernanda e Nahas, no casamento (Foto: Arquivo Pessoal)

Dia Internacional da Mulher

Uma curiosidade: o casamento de Sergio Nahas e Fernanda Orfali foi sacramentado com uma festança em 8 de março (de 2002), data em que, por coincidência, se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Paulo Sampaio mudou-se para São Paulo aos 23 anos, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, nas revistas Elle, Veja, J.P e Poder. Durante os 15 anos em que trabalhou na Folha, tornou-se especialista em cobertura social, com a publicação de matérias de comportamento e entrevistas com artistas, políticos, celebridades, atletas e madames.