Topo

Paulo Sampaio

Pecuarista acusado de matar mulher no PR é julgado agora, após 17 anos

Paulo Sampaio

22/03/2018 11h03

 

O agropecuarista Mauro Janene chega ao Fórum de Ponta Grossa (Foto: Adalberto D'Angele/RPCTV)

Começou às 8h30 no Fórum de Ponta Grossa, no Paraná, o julgamento do agropecuarista Mauro Janene Costa, acusado de esganar até a morte e jogar do 12º andar a professora Maria Estela Correa Pacheco. Em dezessete anos, o julgamento de Janene foi adiado sete vezes.  Estela tinha 35 anos em 2000, quando foi encontrada morta no jardim do prédio onde o agropecuarista morava, em Londrina, a 390 km de Curitiba.

"Foram tantos adiamentos que eu já estava esperando mais um, ou mesmo que o réu nem comparecesse", diz a filha da vítima, a advogada e jornalista Laila Pacheco Menechino, que tinha 14 anos quando a mãe morreu e comanda o movimento "Justiça para Estela".

O réu chegou ao Fórum acompanhado da mulher, aparentando abatimento. Na tribuna, evita trocar olhares com familiares da vítima e permanece a maior parte do tempo de cabeça baixa, com a mão na testa. "Nem parece o fortão de antes. Está acabado", diz Laila.

Leia tambémJulgamento do empresário Sérgio Nahas, acusado de matar a mulher, é adiado de novo
Irmã de Mércia Nakashima: "Nunca mais consegui chorar quando alguém morre"
Ex-viciado em cocaína, funkeiro carioca abre clínica de reabilitação no Espírito Santo

A filha de Estela, Laila (ao centro), com a tia e o pai (Foto: Adalberto D'Angele/RPCTV)

No fim de janeiro, o julgamento foi adiado pela sétima vez (de 22 de fevereiro para hoje), quando a advogada de defesa, Gabriela Roberta Silva, alegou que enfrentava uma gravidez de risco e não se sentia em condições de comparecer (por coincidência, Laila também está grávida). O juiz Luiz Carlos Fortes Bittencourt indeferiu o pedido, afirmando que "a legislação prevê alternativas para este tipo de situação, como o subestabelecimento com ou sem reserva de poderes a outro defensor". "Mesmo que se trate de uma situação supostamente grave e excepcional, não é razoável adiar a sessão mais uma vez", escreveu Bittencourt.

Contudo, Silva recorreu da decisão do juiz e conseguiu no Tribunal de Justiça do Paraná uma liminar. O TJ considerou que, por uma questão de cautela, seria melhor suspender o júri. A juíza substituta, Michelle Delezuc, manteve a decisão do TJ, mas ato-contínuo marcou o novo júri para 22 de março. Delezuc criticou a "conduta processual insistente e protelatória da defesa, buscando esquivar o réu da aplicação da lei penal": "Ressalte-se, mais uma vez, que não é razoável adiar o julgamento do réu Mauro Janene por tempo indeterminado."

A juíza determinou ainda que, caso Gabriela Roberta Silva não estivesse em condição de atuar na data prevista (hoje), Janene poderia "escolher outro profissional para defendê-lo". Procurada pela reportagem, Silva não retornou a ligação.

De família rica, Janene é neto de Abdelkarim Janene, considerado no passado um dos maiores pecuaristas do estado, e sobrinho de Jamil Janene, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP). O ex-deputado José Janene (PP-PR), apontado como pivô dos escândalos do mensalão e do petrolão, era seu primo. Em 17 anos, o agropecuarista ficou preso cinco dias.

Janene é acusado de ter jogado Estela (à dir.) da sacada do prédio (Foto: arquivo pessoal)

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Paulo Sampaio mudou-se para São Paulo aos 23 anos, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, nas revistas Elle, Veja, J.P e Poder. Durante os 15 anos em que trabalhou na Folha, tornou-se especialista em cobertura social, com a publicação de matérias de comportamento e entrevistas com artistas, políticos, celebridades, atletas e madames.